- V E Í C U L O S  A  V A P O R -

Tração animal  |  Outras tecnologias  |  Motor a explosão


 

Clique para ampliar

Trevithick
Richard Trevithick foi um brilhante inventor inglês de Cornwall. Terminou de construir seu primeiro veículo em 1801, realizando uma viagem experimental no final deste mesmo ano, na localidade de Camborne. Sua máquina se deslocou muito bem, com velocidade e agilidade muito superiores a qualquer outra viatura movida a força animal. Em 1802, um ano depois, construiu outro modelo comClique para ampliar acomodações para passageiros, visto na imagem. A altura excepcional das rodas destinava-se a superar as irregularidades do terreno

 

Diligência a vapor de James
W.Henry James foi um inventor extremamente criativo do princípio do século XIX. Em 1824, ele obteve patentes para dois motores que eram acionados por cilindros independentes, cada um deles comandando rodas motrizes em separado. Posteriormente, patenteou uma caldeira tubular a alta pressão, e então procurou um sócio para empreender a construção de um veículo a vapor. Conjuntamente com Sir James Anderson, ele construiu, entre 1826 e 1828, uma diligência para 15 passageiros, a qual atingia a velocidade de 19 a 24 km/h. Ao realizar um teste na floresta de Epping, uma das caldeiras entrou em pane, mas, utilizando a restante, ele pôde completar a viagem, ainda que em velocidade mais baixa. Dificuldades financeiras forçaram James a abandonar seus projetos

Clique para ampliar

 

Clique para ampliar

Diligência a vapor de Burstall e Hill
Burstall e Hill iniciaram a construção de uma diligência em 1824, a qual fez seus testes inicialmente em Leith, depois em Edimburgo, em 1826, e finalmente em Londres, em 1827. O que distingue sua viatura é o fato dela ter sido a primeira a utilizar um sistema de transmissão por cardã, através de uma junta universal. Infelizmente, seu veículo era muito pesado, tinha 8 toneladas, e seu desempenho deixou muito a desejar. Em um dos testes, inclusive, seu veículo terminou explodindo. Burstall e Hill não desanimaram, e construíram outro veículo, no qual o conjunto motor era separado do reboque de passageiros. Foi a primeira aparição de um conjunto trator, de posterior adoção universal

<<


1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 

>>