- V E Í C U L O S  A  V A P O R -

Tração animal  |  Outras tecnologias  |  Motor a explosão


 

Clique para ampliar

Os automóveis de Lucius Copeland
No final da década de 1880, tornou-se muito comum a fabricação de viaturas leves a vapor, sendo freqüente o aquecimento da caldeira a petróleo. Nos Estados Unidos, Lucius Copeland foi o pioneiro dos triciclos a vapor. Em 1885, ele fabricava máquinas equipadas com uma pequena caldeira. O vapor gerado era transmitido a uma máquina, e o movimento gerado acionava as rodas por meio de uma correia

 

Locomotiva Viária de Lotz
O inventor francês Lotz, de Nantes, inspirado nos veículos construídos por Rickett, construiu em 1865 uma viatura de turismo de três rodas. Seu interesse, entretanto, voltou-se para construção de locomotivas viárias. No ano seguinte, ele produziu uma destas máquinas, que percorreu o trajeto Paris-Nantes em 8 dias, rebocando 3 furgões carregados. No mesmo ano, ele desenvolveu um veículo mais aperfeiçoado, ao qual batizou com o nome La France. Com diversas inovações técnicas, como a possibilidade de se desacoplar independentemente cada uma das rodas motrizes, para facilitar as curvas, ela teve muitas encomendas, tanto para utilização na França quanto na Argélia

Clique para ampliar

 

Clique para ampliar

Triciclo De Dion-Bouton-Trépardoux
Procurando sempre aperfeiçoar seus veículos, a firma De Dion-Bouton e Trépardoux lançou, em 1887, seu novo triciclo, uma versão bastante evoluída do modelo de 1883. Neste ínterim, Trépardoux aperfeiçoou uma nova caldeira, mais poderosa. Além disso, o veículo era muito mais leve, e a caldeira de pequeno porte permitia total visibilidade ao condutor. Tendo sido a única viatura a se apresentar na primeira corrida de "viaturas sem cavalos", em 28 de abril de 1887, o pequeno triciclo percorreu sem dificuldade o trajeto de ida e volta de Paris a Versalhes, com uma média horária de 26 km/h. Foi um sucesso sem precedentes e uma consagração para a marca

<<


1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18

>>