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Veículos a vapor  Motor a explosão

 

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Bondes de Viena
O uso do bonde como meio de transporte urbano nunca foi abandonado na Europa e encontra-se em expansão atualmente, dentre outras razões, por questões ambientais e de conforto. Viena, na Áustria, uma das cidades com maior qualidade de vida no mundo, sempre fez uso desse meio de transporte. A imagem mostra uma composição em frente à Ópera de Viena nos anos 60

 


Bondes- Zurich

A cidade de Zurich, na Suíça, uma das maiores do país, tem de longa data um sistema de bondes, perfeitamente integrado às outras modalidades, que incluem trens de subúrbio, VLTs, planos inclinados e trolleys. Os bondes de Zurich têm uma bitola de 1000 mm. A foto é dos anos 70

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Trolleys voltam a ser fabricados na França
Após ter sua fabricação suspensa nos anos 60, com a guerra do Yon Kippur em 1973 e o embargo da OPEP, iniciou-se um grande movimento de substituição da tecnologia ligada ao petróleo nos transportes. Uma das consequências, na França, foi a volta da fabricação dos trolleys, com o modelo ER100 da Berliet, a partir de 1975. Estes veículos entraram em serviço, a partir de 1977, em Lyon, Grenoble e Saint-Etienne de forma definitiva

 


Novos trolleys articulados em Nancy
O movimento de substituição dos veículos a petróleo iniciado a partir de 1974 continuou nos anos 80 na França. A cidade de Nancy introduziu em 1982 novos trolleys Renault-Oerlikon-Alsthom modelo PER-180-H. Este ônibus tem 17,49 m de comprimento, peso máximo de 29 toneladas, motor de 185kw e capacidade total de 142 passageiros

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