- M O T O R  A  E X P L O S Ã O -

Veículos a vapor  Outras tecnologias

 

Clique para ampliar


Ônibus Mercedes - 1939
Este modelo "double-deck" da Mercedes-Benz, tipo O10000 BVG, tinha três eixos, motor de 175hp e 6 cilindros, e podia transportar 60 passageiros sentados e 17 em pé

1939

 


Ônibus Mack modelo LC, de 1940

O modelo LC da Mack teve boa aceitação, vendendo 503 unidades entre 1940 e 1943. Tinha capacidade média de lotação, com assentos para 31 passageiros. Como pode ser notado, o motor estava localizado na traseira do veículo, o que aumentava o conforto dos passageiros. O exemplar da imagem foi entregue à Albany Transit Co., de Albany, NY

1940

Clique para ampliar

 

Clique para ampliar


Guerra força uso do gás
Este ônibus francês de estranha aparência circulou representa um modelo que durante alguns anos durante a segunda guerra. Devido à carência de combustível, várias soluções alternativas foram tentadas para manter a frota em circulação, como o gasogênio, a tração elétrica, etc. O modelo em questão usava gás de rua, armazenado numa bolsa oculta pela carenagem superior. A capacidade de armazenamento era de 20 m³, e nenhum incidente de monta foi registrado durante o período em que esteve em uso. A STCRP (Société des Transports em Commun de la Région Parisienne) usou 500 desses modelos convertidos

1941

 

Ônibus Londrino a gasogênio - 1942
Com a escassez de combustível durante a Segunda Guerra Mundial, o uso do gasogênio foi uma das solução para a manutenção dos serviços de transporte coletivo. Vemos na imagem um ônibus londrino AEC com um trailer acoplado, o qual fornecia o gasogênio para o funcionamento do motor. O uso do trailer facilitou a adaptação emergencial a esse tipo de combustível

1942
 

Clique para ampliar

 

Clique para ampliar


Ônibus MAN à gás - 1943
Este modelo de ônibus MAN foi adaptado ao uso de gás de rua por conta das necessidades da guerra. Seu motor tinha 6 cilindros e 120hp, e transportava de 18 a 27 passageiros

1943


<<


1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14
 15 | 16 | 17 |18 | 19 | 20
| 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26


>>