Clique para ampliar


O "Último Tílburi" - Rio de Janeiro, 1918
Este é o título deste expressivo quando de Gusatvo Dall'Ara, o qual retrata o ocaso de uma época. O cavalo, cabisbaixo, parece pressentir o fim próximo de sua função. Com a introdução dos automóveis, o número de tílburis foi decrescendo progressivamente. Em 1916, havia 38 veículos desse tipo em circulação nas ruas centrais da cidade, e em 1917, somente 20

 


O "Raid do Jahú" - 1927
O selo dos Correios de 1977 homenageia uma das mais dramáticas epopéias do transporte aéreo nacional: o raid do Jahú, iniciado na Itália em 1926 e só concluído no ano seguinte. João de Ribeiro de Barros e Newton Braga, idealizadores do raid, tiveram de superar inúmeras dificuldades para conseguirem fazer o vôo da Itália para o Brasil, incluindo várias sabotagens do próprio fabricante da aeronave, a firma italiana Savoia-Marchetti

 

Clique para ampliar

 

Clique para ampliar


Sikorsky S-42 - 1932
O quadro de Gustavo Dall'Ara nos fornece o testemunho de um dos meios de transporte de maior longevidade no Rio de janeiro: os tílburis, carros de aluguel, em serviço desde o século XIX. O local onde eles estão estacionados, o Largo de S. Francisco, foi por décadas ponto de partida desses veículos. Sua popularidade é atestada pela presença em uma época em que a tração mecânica já era dominante


<<

1 | 2 | 3 | 4 | 5
6 | 7 | 8 | 9 | 10

 


>>